ANTES DE ENVIAR SEU ARQUIVO PARA A PRODUÇÃO, CERTIFIQUE-SE QUE ELE FOI FINALIZADO CORRETAMENTE.
1- VERIFIQUE SE O ARQUIVO ESTÁ EM CMYK.
Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade impressa, e uma
infinidade de outras situações.
Qual a diferença entre estes padrões?
CMYK corresponde as iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto).
Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas.
A PUBLITEC GRÁFICA só trabalha com o padrão CMYK.
RGB corresponde as iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.
Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Nunca mande seus arquivos para saída de impressão em RGB.
2 - VERIFIQUE SE AS MARGENS DE CORTE E SANGRIA ESTÃO DE ACORDO COM O GABARITO.
Devemos prestar muita atenção neste item, pois é o responsável pela maioria dos problemas de produção quando não está de acordo com o gabarito.
ÁREA DE INFORMAÇÕES é onde devem estar todas as informações que não podem ser cortadas.
MARGEM DE SEGURANÇA é a medida que deve ser considerada entre a linha de segurança e a linha de corte. Essa medida deve ter no mínimo 3mm em cada lado.
SANGRIA é toda a parte do layout que excede a marca de corte, é a parte que será cortada. A sangria deve ser exatamente a continuação do conteúdo da arte, ou seja,
prolongamento de fotos, fundos, etc. É ela que assegura o não aparecimento de filetes brancos após o acabamento. O valor da sangria é de 1mm em cada lado.
Veja abaixo o exemplo em um card com corte especial:
3 - VERIFIQUE SE FONTES ESTÃO EM CURVAS.
Quando a sua arte é aberta em outro computador, a fonte escolhida pode não estar instalada nessa máquina, com isso, o programa usado fica sem as informações necessárias para a edição correta do texto e os problemas com fontes acontecem.
Quando você converte as fontes em curvas, o texto deixa de ser editável. Ele é transformado em um vetor e não necessita de arquivos de fontes para abrir corretamente em outras máquinas.
4 - CONVERTA OS EFEITOS EM BITMAP 300DPI.
Quando você envia seu arquivo pra gráfica, nós precisamos girar as artes e manipulá-las para conseguir montar as chapas da melhor forma possível. Esse processo não altera em nada sua arte, exceto em uma ocasião: Efeitos soltos na arte sem terem sido convertidos em bitmap ( sombras, power clip, lentes, gradientes, texturas, etc...).
Se você enviar um cartão com "efeito sombra" por exemplo, pode ser que quando se faça um processo simples como rodar a arte, para ela encaixar na folha de impressão, essa sombra permaneça no lugar onde estava originalmente, "saindo" da arte do seu cartão.
5 - VERIFIQUE SE OS CHAPADOS PRETOS ESTÃO CALÇADOS.
O preto que encontramos nos vários programas usados para criação gráfica, é o preto puro (C0 M0 Y0 K100). Porém essa cor só é indicada para os textos, linhas e objetos finos ou pequenos.
Para que páginas, tarjas, fundos e objetos grandes que queremos pintar de preto não fiquem com aspecto desbotado, precisamos colocar um reforço – ou um calço nas demais cores. Para isso aumentamos o percentual de Cyan, Magenta e Yellow, que caindo sobre o papel irão ajudar na cobertura da área e terão a função de dar mais intensidade a cor preta sobre o papel.
A PUBLITEC GRÁFICA tem como padrão a seguinte carregação (C50 M30 Y30 K100).
1 - Deve ser usado apenas em textos, linhas e objetos finos ou pequenos.
2 - Carregação adequada para fundos chapados ou abjetos grandes sem causar danos a impressão.
3 - Inadequado para impressos em offset, seu uso pode causar vários problemas como
entupimento de tinta, decalque, erro de registro, entre outros.
Obs: Para impressão digital em lonas, adesivos, tecidos, etc, pode ser usado o preto número 3.
6 - VERIFIQUE SE FRENTE E VERSO ESTÃO CASANDO.
É de suma importância que você tenha certeza se o seu trabalho está casando antes de enviar para a gráfica. No meio gráfico chamamos o topo do trabalho de ‘cabeça’ e a parte de baixo do trabalho chamamos de ‘pé’. Uma regra simples é conferir se o trabalho está
alinhado ‘pé com pé’ e ‘cabeça com cabeça’.
Veja abaixo o exemplo de uma forma correta e outra errada de envio.
7 - MONTAGENS COM ARTES PEQUENAS.
Caso mande uma montagem com vários adesivos pequenos, envie No tamanho máximo de meio metro quadrado [ex. 100x50cm] e Multiplique a quantidade caso seja necessário. [ex. 03und]
8 - VERIFIQUE SE A MARGEM PARA ILHÓS ESTÁ CORRETA.
A margem para ilhós é fundamental para que o mesmo não seja colocado em cima de alguma informação. Essa margem deve ter 5cm em cada conforme exemplo abaixo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Arquivo bem fechado e dentro dos padrões traz segurança para um resultado satisfatório e te garante o direito de reimpressão diante de algum problema produtivo.
Arquivos fora do gabarito e dos padrões de fechamento perdem a garantia e não poderão ser refeitos.
Após conferir todos esses itens, escolha em qual extensão deseja enviar a salve seu trabalho.
As extenções que aceitamos são: CDR, JPG, JPEG E PDF/X-1A.